16 de julho de 2011

Gestão Ambiental conta com Administradores qualificados

A Resolução Normativa nº 371 editada pelo CFA em 30/09/2009, dispõe sobre as atribuições do Administrador nas atividades do meio ambiente, respeitadas as atividades afins com outras profissões. A referida resolução, define, objetivamente, a competência dos Administradores e de empresas por eles dirigidas, para a realização de uma série de atividades, tanto no campo da realização de estudos, auditoria, programas e projetos, como na coordenação e elaboração de estudos ambientais, com a contribuição de equipes técnicas multidisciplinares. Já a Resolução Normativa CFA no 395, de 08/12/10, inclui o registro profissional nos CRAs dos diplomados em Cursos Superiores de Administração (Bacharelado) em Gestão Ambiental.

O Presidente do CRA/RJ, Adm. Wagner Siqueira, adverte que “a preservação do meio ambiente é uma das principais pautas discutidas por empresários, dirigentes e governantes em todo o mundo. A sustentabilidade empresarial passa obrigatoriamente pelo planejamento, elaboração e gerenciamento de sistemas de gestão ambiental que permitam a compatibilização de interesses de todos os grupos (stakeholders), sendo o viés ambiental permanente e crescentemente reforçado pelas Faculdades de Administração e pelos cursos de especializações dos Administradores.”

A crescente importância dessas discussões levou o CRA/RJ a constituir em 2008 uma Comissão Especial de Desenvolvimento Sustentável, composta por especialistas, que permanentemente tem estudado, debatido e difundido as dificuldades e as oportunidades que as empresas em geral têm enfrentado para manter suas cadeias produtivas atentas a esse enorme desafio que é o de permanecerem-se produtivas, competitivas, sem agredir o meio-ambiente e a sociedade como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário