4 de maio de 2013

Do que os estagiários têm medo?


Uma pesquisa realizada pela Page Talent mostrou o maior medo dos estagiários. Foram entrevistados 550 estagiários entre 18 e 25 anos e eles revelaram as atividades que deixam os jovens apreensivos.

1) Fazer uma apresentação para os diretores

Para 42% dos pesquisados disseram que encarar os diretores em uma apresentação é o que mais os assusta. Ser escalado para fazer uma apresentação para a diretoria da empresa é uma prova de fogo para eles. “Significa ser avaliado”, lembra Manoela Costa, gerente da Page Talent no Brasil.

Dica: Ao fazer uma apresentação para a diretoria da empresa, faça a leitura do ambiente em que você está inserido, recomenda Manoela. Em empresas formais, por exemplo, momentos para piadas devem ser evitados.

De acordo com ela, a percepção do ambiente é importante para que você não fique tão focado no que vai falar e se esqueça do que está acontecendo a sua volta.

2) Tocar processos sem supervisão

Realizar tarefas e tocar processos sem o acompanhamento do gestor é o maior desafio na opinião de 32% dos entrevistados na pesquisa. De acordo com Manoela isso acontece porque os estagiários veem isso como uma oportunidade de crescer.

Dica: Encare a autonomia como a sua chance de se destacar. Mas, de acordo com a gerente da Page Talent, não deixe de tirar todas as dúvidas para se sair bem na tarefa. “Pergunte aos seus colegas, busque informações de outras fontes, se for preciso”, sugere. Expandir o horizonte e procurar informações com outros profissionais e gestores na empresa é também uma forma de transitar por outros ambientes, o que é sempre benéfico para a sua carreira.

3) Ir sozinho a uma reunião com clientes

Essa tarefa assusta 18% dos entrevistados pela Page Talent. “Apesar de trazer nervosismo, os jovens se sentem valorizados quando têm este tipo de exposição”, diz Manoela.

Dica: Caso precise representar seu chefe em uma reunião, procure ser objetivo e saiba exatamente qual é o limite da sua atuação. Ter em mente até onde você pode ir e decidir é fundamental para não ter dor de cabeça depois.

4) Dar treinamento para uma equipe de novatos

Ser chamado para dar um treinamento para uma equipe de funcionários novos é o que mais causa frio na barriga de acordo com 8% dos entrevistados.

“É algo diferente. Porque uma coisa é saber usar bem o Excel, por exemplo, outra coisa é transmitir esse conhecimento e ensinar os outros a usar o programa”, diz Manoela.

Dica: “Ache uma forma de ser didático”, recomenda Manoela. Fuja de qualquer atitude que transpareça prepotente. “É não se esquecer de que há bem pouco tempo, ele estava no lugar destes novatos”, lembra Manoela. Por isso, coloque-se no lugar dos outros, tente criar empatia para conquistar seus “alunos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário