9 de maio de 2013

Processos seletivos sem mistérios


Processos seletivos tiram o sono de muitos estudantes e profissionais em busca de uma oportunidade de estágio ou emprego.   Entrevistas individuais e coletivas e dinâmicas são as técnicas mais usadas por recrutadores.  Coordenadora de Triagem e Encaminhamento do Espro,  Luciana Koyama, explica que esses métodos são focados em situações que envolvem o ambiente de trabalho e comportamento dos candidatos. 

“É comum que os profissionais de modo geral e ainda mais os jovens, em busca do primeiro emprego ou estágio, sintam-se desconfortáveis com o processo seletivo por saberem que estão sendo avaliados e não terem clareza sobre o comportamento esperado pelo avaliador sobre determinada situação que na maioria das vezes é inusitada”, afirma a coordenadora.

Luciana destacou que ler sobre a empresa, expor sobre suas expectativas em relação ao primeiro emprego e ser honesto durante todo o processo, garante ao candidato, mais segurança e tranquilidade.


Durante as entrevistas e dinâmicas os profissionais são avaliados de diversas formas. Os pontos mais comuns e cobrados durante o processo são desenvoltura, comunicação, trabalho em equipe, proatividade, segurança ao se posicionar e entusiasmo pela oportunidade.

“Participar ativamente da atividade em grupo, ser simpático e o mais espontâneo possível, deixar a ansiedade de lado e elaborar respostas para aos questionamentos propostos são alguns pontos destacados pela coordenadora de recrutamento como positivos.


Conheça os principais erros cometidos por candidatos
  • Chegar atrasado ao processo seletivo
  • Não deixar o celular no silencioso ou desligado
  • Não exercer as atividades propostas e mostrar-se indiferente ao grupo
  • Não buscar informações sobre a empresa
  • Utilizar-se de gírias e/ ou linguagem informal durante a entrevista
  • Erros ortográficos e de concordância verbal ao confeccionar a redação
  • Aceitar participar do processo,  não comparecer ou justificar
  • Comparecer para entrevista com roupas inadequadas para a ocasião








Nenhum comentário:

Postar um comentário