24 de junho de 2013

Como entender a etiqueta de seu ambiente de trabalho


Ao entrar no mercado de trabalho, os jovens estão ansiosos para mostrar a criatividade e o conhecimento aos superiores. Mas, esse ambiente totalmente novo pode gerar alguma insegurança, principalmente quando o assunto é comportamento.

Portal Exame destacou algumas dúvidas, mais comuns: “Quando é a hora de pedir aumento? Como fazer sugestões para o chefe? Qual o momento certo de falar de uma promoção? Quando bate a dúvida e chega a insegurança, é preciso ter clareza sobre o que esperar da empresa e o que a companhia quer de você”.

"Diante de tantos planos em torno do emprego, é esperado que num primeiro momento o jovem fique perdido e tenha dificuldade em lidar com o ambiente de trabalho", diz Danilca Galdini, sócia da Cia de Talentos.

A consultora afirmou ainda que a educação que os jovens recebem em casa pode ter relação com essa postura no ambiente de trabalho. "A geração anterior era treinada para entender ambientes. Quando uma criança aprontava, os pais olhavam feio e ela precisava sacar o que tinha feito. Agora, quando uma criança leva bronca, os pais explicam o porquê, eles ‘leem’ o ambiente por ela. A consequência é a dificuldade de entender sozinha o contexto de uma situação", afirma.

Confira algumas dicas para evitar gafes no mercado de trabalho.
  1. Em casos de dúvidas, pergunte!
  2. Não copie o comportamento de outros colegas.
  3. Analise a posição de outras pessoas.
  4. Aposte em seus diferenciais.
  5. Saiba a hora certa de apresentar novas ideias ou projetos.
  6. Converse diretamente com seu chefe.

Leia a matéria na íntegra, no site Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário