27 de junho de 2013

“Um bom sistema de governança ajuda a fortalecer a instituição”


Em entrevista exclusiva a Web TV CRA-RJ, o Adm. Hugo Rocha falou sobre o desenvolvimento da contabilidade no Brasil e a importância da Governança Corporativa para as empresas. “Um bom sistema de governança ajuda a fortalecer a instituição”, explicou Hugo Rocha.

O Administrador comentou ainda sobre os quatro pilares da Governança Corporativa: transparência, equidade, prestação de contas com responsabilidade e responsabilidade corporativa.

Segundo o entrevistado, “transparência é o dever de informar funcionários, acionistas, colaboradores. A gestão da empresa precisa ter vontade de mostrar, assim consegue a adesão e confiança de todos. Quando a empresa esconde uma informação, a relação estabelecida não é segura”, avalia.

O segundo ponto apontado por Hugo Rocha, a equidade é caracterizada pelo tratamento igualitário a todos os envolvidos, sejam acionistas, colaboradores ou funcionários.

A prestação de contas com responsabilidade é analisada por Hugo Rocha como uma das grandes preocupações do setor público. “O legislativo deve fiscalizar as instituições com auxílio dos tribunais de contas”, explica.

Sobre responsabilidade corporativa, o entrevistado comenta que os Administradores devem pensar no futuro da empresa. “Os gestores não devem estar interessados apenas em lucro. A preocupação social e ambiental deve fazer parte da realidade institucional”, conclui.

Hugo Rocha ministrou a palestra “O mercado de capitais e o desenvolvimento da contabilidade no Brasil – uma abordagem histórica”, na sede do CRA-RJ, no dia 26 de dia. Não deixem de conferir a palestra na íntegra no site da Web TV do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário