25 de outubro de 2013

Coach ensina como construir e manter um Networking

Com o objetivo de promover o conceito de Networking e mostrar seus benefícios, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro convidou a consultora e coach Miriam Gold para comandar a palestra “Networking: ferramenta fundamental na transição de carreira”, que aconteceu em sua sede.

Gold apresentou o Networking em suas várias formas e graus de contato, que podem ajudar tanto o profissional que já está inserido no mercado a mudar de carreira ou o iniciante. Ela lembrou que é importante manter uma rede de relacionamentos e evitar procurar seus contatos apenas quando precisar.

“Estamos tão envolvidos com o mundo dos negócios que só buscamos o Networking quando precisamos. Você, na verdade, só aprende a fazê-lo nessas circunstâncias, mas não é o certo. O Networking não é pedir emprego, é você se apresentar e expandir sua visibilidade”, disse.
Quanto à rede social LinkedIn, a consultora a classificou como uma das ferramentas principais do Networking, lembrando que nele você pode fazer seu marketing, já que o Networking é um exercício de autoconhecimento dentro do mundo profissional.

“O LinkedIn possibilita uma aproximação entre pessoas que não se conhecem. Isso propicia oportunidades para que elas se identifiquem e, a partir disso possam ter um interesse de mercado em comum”, contou.

A coach também ressaltou que o Networking pode ser feito em qualquer lugar. Por isso, é interessante sempre carregar um cartão de visitas, manter um currículo atualizado, contando de que forma você pode contribuir para o mercado e, principalmente, manter uma rede de contatos de qualidade e de significativa quantidade.

“Faça o follow-up dos seus contatos, crie aproximação com pessoas que possam vir a ser pontes para outras. Agradecer nunca é demais. Quem não aparece, é esquecido. Esse é o mote final do Networking”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário