16 de outubro de 2013

Networking: manter a rede de relacionamento ativa não te faz um interesseiro

Estar preparado é essencial quando se enfrenta os desafios apresentados no decorrer do exercício de qualquer profissão. Mas todo o preparo de nada adianta se o profissional não estiver em plena atividade. A questão é: Como entrar e permanecer ativo no mercado de trabalho? Neste momento, um bom networking pode fazer toda a diferença entre quem permanece, ou não, visível para as empresas. Mas quando se fala em networking, alguns profissionais podem associar o termo a algo realizado de forma leviana. Mas este é um pensamento altamente equivocado.

A construção de uma rede consistente da rede de relacionamentos deve ser a forma mais eficaz de receber, interpretar e repassar informações interessantes e importantes a outro indivíduo. Segundo especialistas, desta forma o profissional consegue cultivar os contatos, ter acesso a mais oportunidades e distribuir ao conteúdo que tem disponível.

Manter a “rede de relacionamentos” sempre ativa e atualizada não transforma ninguém em um interesseiro e ainda pode render bons relacionamentos pessoais. Para tal, é importante gerenciar as relações de maneira elegante, cortez, humana e não só buscar ajuda na hora do desespero.


Manter contato com antigos empregadores, chefias, colegas de trabalho, professores e colegas de classe será sempre a melhor maneira de manter a rede de contatos ativa. Mandar um oi, propor assuntos diversos ou desejar feliz aniversário pelo Facebook, Outlook, ou mesmo pelo telefone, mantém a lembrança do profissional na mente das pessoas.

A reciprocidade na geração de benefícios também é imprescindível. Deve-se entender que tal rede é construída a partir daquilo que alguém tem de interessante para oferecer, seja emprego, ideias, novos contatos, troca de conhecimento, indicação de cursos. Tudo entra na rede.

Atualmente a rede social Linkedin tem sido bastante utilizada para manter uma rede de contatos profissional mais ativa. É preciso que profissional entenda que o networking ultrapassa a relação profissional, mas reflete diretamente na colocação do indivíduo no mercado de trabalho.

No dia 24 de outubro, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro realiza a palestra "Networking: ferramental fundamental na transição de carreira", com Miriam Gold. O evento acontecerá às 18h e as inscrições são gratuitas no site do CRA-RJ.

Fonte: Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário