26 de fevereiro de 2014

Dividir os dias da semana para estudar inglês proporciona bons resultados

Hoje em dia, ter o domínio do inglês para deixou de ser diferencial para se tornar requisito básico para contratação em diversos segmentos. Mas, muitos não aprimoram o idioma por falta de tempo. Por isso, especialistas dão dicas de como estudar sem gastar muito dinheiro, dedicando ao menos 15 minutos diários à prática. 

A estratégia é dividir as atividades de acordo com os dias da semana. Assim, na segunda-feira, você pode ouvir cursos gratuítos, que são encontrados na web. Umas das vantagens é a possibilidade de realizar outras tarefas ao mesmo tempo. Já na terça-feira, é dia de praticar, ou seja, falar, falar e falar mais. Junte-se àquele amigo que também quer crescer neste quesito, marque de tomar um café juntos ou de fazer outras coisas, desde que a conversa entre os dois seja somente em inglês. Caso falte esse tipo de oportunidade, aposte em diálogos por redes sociais, como o Skype. 

Às quartas-feiras é dia de ler, então, acesse um site de notícias internacionais e veja os textos disponíveis. Para facilitar, escolha reportagens que você já tenha lido em português, pois terás uma noção maior do que se trata. Isto te ajudará no vocabulário, relacionando o contexto às palavras usadas. E às quintas-feiras relembre ou aprenda uma estrutura gramatical. Pergunte-se por que determinada expressão foi utilizada pelo professor durante uma aula ou por outra pessoa em certa situação. 

E, então... até que em fim é sexta-feira! Dia de descansar? Não. Segundo especialistas este é o momento de aprender palavras novas, no mínimo cinco por vez. Provavelmente, durante a semana apareceram nomes estranhos, que você demorou a reconhecer. Anote tudo e procure seus significados e aplicações, depois tente formar frases, sem se preocupar com sua exatidão. 

Finalmente, o sábado chega para você curtir. Que tal ouvir músicas? estude a letra em inglês e, caso necessite, consulte uma tradução. Como a melodia e o som das palavras estão na sua memória, fica mais fácil aprender. E para não perder o ritmo de entretenimento, assista filmes norte-americanos com o áudio original e tente, por alguns minutos, concentrar-se no que escuta, nas palavras e pronúncias, deixando a legenda um pouco de lado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário