16 de abril de 2014

Professor de Harvard investe em nova forma de ensinar

No início da década de 90, o professor de física de Harvard Eric Mazur decidiu ensinar de forma diferente e aboliu a maneira tradicional de lecionar, pois estava insatisfeito com o aprendizado de seus alunos. Mazur parou de conceder lições expositivas aos estudantes e passou a conduzi-los à leitura das matérias em casa. Já nas aulas, eles respondiam perguntas por meio de computadores e discutiam seus conhecimentos com os colegas.

Com a nova fórmula, percebeu-se que o grau de absorção do conhecimento ficou muito maior e a experiência se tornou um método, batizado de peer instruction (aprendizado entre pares), e já é adotado em universidades do mundo todo. 

Mazur garante que qualquer professor, independente da disciplina, pode usar a metodologia e obter sucesso. O objetivo é tirar o foco do professor e direcioná-lo aos estudantes, fomentando neles um pensamento mais crítico sobre o que estão aprendendo. 

Ele ainda fez uma crítica àqueles que podem não querer perder o “controle” da turma e preferem ficar apenas repassando informações em vez de promover a interação de todos. Ainda de acordo com o professor, o medo das transformações bloqueia muitos profissionais, por isso não se atualizam. Mas a saída não é força-los à mudança, mas mostrar os benefícios que já foram obtidos. 


Fonte: Webaula.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário