13 de junho de 2014

Programa “Saia em ação” fala sobre propriedade intelectual e banco de patentes na Administração

A Comissão Especial da Mulher Administradora do CRA-RJ promoveu mais um programa “Saia em ação”, na Rádio CRA-RJ, com a presença de duas integrantes da Comissão, Adm. Iara Rezina e Adm. Wanilda Netto, e a convidada Rita Pinheiro Machado, coordenadora da Academia de Propriedade Intelectual e Inovação e pesquisadora do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), para falar do tema “A importância do uso estratégico do sistema de propriedade intelectual e da informação tecnológica contida em bancos de patentes”.

A entrevistada explicou o trabalho realizado pelo INPI e quais as atividades do instituto nas áreas de capacitação.

“O INPI faz a concessão de direito de patentes e registros de marcas. Além disso, averbamos contratos e fazemos a disseminação, por meio de palestras, sobre propriedade intelectual, e promovemos a capacitação, que são os cursos pra formação de pessoal para a área”, explicou Rita, completando que os cursos são abertos também aos Administradores:

Rita Pinheiro Machado
“Temos cursos de curta duração feitos na sede e cursos a distância, que acontecem duas vezes ao ano, além do mestrado profissional e doutorado acadêmico. É só procurar o cronograma no site do instituto”, esclareceu.

Rita também falou sobre o sistema de patentes e sua concessão, ressaltando a importância dos Administradores terem consciência de seu potencial e espaço dentro do universo das patentes.

“É muito importante usarmos os bancos de patentes como ferramenta para buscar novas informações, saber para onde está caminhando uma tecnologia, quais são os seus concorrentes e até fazer novas parcerias”, disse a coordenadora, lembrando ainda que a questão da propriedade intelectual pouco percebida, porém cotidiana.
Adm. Wanilda Netto

“Esse mundo é extremamente importante para o desenvolvimento país e não aprendemos isso nas escolas, nem nas universidades. Todos nós temos a propriedade intelectual embutida no nosso dia a dia. Então é bom que saibam melhor sobre ela, seja para sua vida pessoal, seja para o desenvolvimento profissional”, finalizou Rita.

Adm. Iara Rezina

A Adm. Wanilda Netto, da Comissão Especial da Mulher Administradora do CRA-RJ, também frisou que “a gestão da propriedade intelectual é uma grande ferramenta estratégica, por isso, um campo que o Administrador pode perseguir”.

E por fim, a Adm. Iara Rezina, também da Comissão, lembrou que os estudantes de Administração que ainda não estão no mercado podem pesquisar mais sobre esse segmento. “É mais uma oportunidade, mais uma vertente a ser seguida dentro da profissão”, concluiu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário