2 de março de 2015

XIV FIA: Especialista fala sobre governança e liderança corporativa

O especialista em liderança e gestão Luiz Edmundo Prestes Rosa falou ao  CRA-RJ sobre “Governança e liderança na organização moderna”, tema que apresentará durante o XIV Fórum Internacional de Administração. Ele expôs a necessidade de o Administrador conhecer bem este assunto e a diferença entre governar e liderar dentro de uma instituição.

Luiz Edmundo Rosa 2De acordo com o entrevistado, a evolução da gestão corporativa mostrou que a longevidade de uma empresa não depende exclusivamente de seus donos, mas de todos envolvidos na rede de atuação dela. Assim, uma empresa tem que atuar em uma cadeia de valor, ou seja, em conjunto com outras entidades com as quais se relaciona.
“Uma organização para ter sucesso tem que ter uma boa equipe, precisa escolher bem seus colaboradores, buscar bons fornecedores e atrair os melhores investidores. Todos estes envolvidos precisam ter seus direitos assegurados pela gestão desta empresa para que ela possa perdurar”, explicou Prestes.
O especialista ainda esclareceu que ter uma boa governança não significa ter bons líderes, e vice-versa. Mas é preciso entender que a união desses dois fatores é essencial para a obtenção de resultados mais satisfatórios. Buscar a sinergia destes dois elementos é a chave para o sucesso, mas esta não é uma realidade fácil de ser encontrada.
“A governança busca estabelecer e regrar o relacionamento da empresa com todos aqueles que são responsáveis pelo sucesso. Gestores de pessoas, governos, investidores entre outros são o alvo dela. Desta forma eles vão atuar conectados. Já no microcosmo, quem atua é o líder ao captar talentos e gerir os colaboradores em várias especificidades internas”, disse Prestes.
Luiz Edmundo também ressaltou que a evolução da sociedade tem colocado em primeiro plano o quesito de transparência organizacional e que este item já não é mais um diferencial, mas algo fundamental dentro do mercado empresarial.
A entrevista completa está disponível na Rádio CRA-RJ e o tema abordado será trabalhado em sua plenitude durante o XIV FIA, entre os dias 18 e 20 de maio de 2015, no Vivo Rio e no Museu de Arte Moderna.

Confira

Nenhum comentário:

Postar um comentário