25 de julho de 2015

Administração na segurança pública foi o tema da entrevista com o Adm. Cesar José Campos

O Adm. Cesar José Campos foi entrevistado pela TV CRA-RJ. Ele é o coordenador-geral do projeto Delegacia Legal, uma iniciativa do governo do Rio, e acompanha o projeto em todas as suas etapas.

O Administrador falou sobre o início da implantação da Delegacia Legal no Rio de Janeiro.
IMG_5120“O projeto foi uma grande inovação em 1999, a ideia foi modernizar a Polícia Civil do estado já que a imagem das delegacias, e da própria Polícia Civil, era muito negativa. As delegacias tinham um aspecto desleixado e causavam temor na população. As eleições daquela época debatiam muito essa questão, daí veio a proposta de modernização, informatização, novos prédios e uma série de mudanças no processo de trabalho”, explicou.
De acordo com Cesar Campos, não existe uma polícia eficiente se não houver um vínculo forte com a população, por isso, a idealização de uma nova infraestrutura para as delegacias, melhorando a maneira de trabalho policial e o tratamento à sociedade.
“Nós tiramos todas as carceragens de dentro das delegacias e isso nos trouxe benefícios imediatos. O policial civil passou a dedicar-se apenas às investigações e não mais à guarda de presos. Com essa mudança, a sociedade foi beneficiada com o resultado mais rápido das investigações criminais.”, contou o Administrador, que ainda ressaltou a importância da harmonia entre a polícia e a sociedade:
“Quando mais a população se afasta da polícia, mais a polícia se afasta da população, caindo os números de eficácia e de eficiência da polícia”.
O projeto começou com um protótipo em uma Delegacia do Centro do Rio, seguido de um trabalho de concepção com os profissionais da área da segurança pública para implementação do projeto nas 121 delegacias de todo o estado no ano de 1999. Durante esse processo, o Administrador reformulou seu projeto de acordo com as necessidades que enfrentava. Com o sucesso do planejamento, outras prefeituras e até mesmo a própria população solicitavam novas delegacias legais em suas localidades. Até o momento 163 delegacias em todo o estado.
O coordenador falou ainda sobre a experiência como Administrador trabalhando em parceria com a Polícia.
IMG_5096“Foi um paradigma que se quebrou. Quando cheguei nesse programa, a cultura que existia na área da segurança pública era de que assuntos de questões da área pública é coisa apenas dos policiais. Já passei por 6 mandatos de governos e estou entregando as últimas unidades até o final de 2015”, revelou o Administrador, lembrando que a participação da Administração na Segurança Pública é muito importante hoje e no futuro.
Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo do Adm. Cesar José Campos “Polícia ou organização de prestação de serviços públicos de segurança?”, no Espaço Opinião no site do CRA-RJ.
Acesse também a Rádio e a TV CRA-RJ e confira a entrevista completa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário