6 de julho de 2015

CRA-RJ promoveu o evento Estudando com o Autor com o Adm. Marcelo Marujo que apresentou uma obra sobre estratégia sustentável



O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro promoveu no dia 30 de junho mais uma edição do evento “Estudando com o autor”. Na ocasião o Adm. Marcelo Marujo, conselheiro do CRA-RJ, apresentou palestra sobre o livro “Estratégia Sustentável: uma necessidade na contemporaneidade”.

O responsável por fazer a abertura do evento foi o Conselheiro Federal suplente, Adm. Wallace de Souza, que falou do número cada vez menor de livrarias físicas e da importância de eventos onde o conhecimento de obras do mundo da Administração seja compartilhado.

O Adm. Marcelo Marujo apresentou a obra por capítulos e falou do principal objetivo pretendido com a publicação: a fuga de modelos pré-determinados e o incentivo ao pensamento estratégico:

“Não basta apenas seguir modelos. Essa proposta [de estratégias sustentáveis] vem de encontro a modelos e conceitos formatados. O que se busca com essa obra é proporcionar ao leitor uma condição mais crítica, criativa e reflexiva de pensar o desenvolvimento a partir dessa ideia de sustentabilidade”.

O autor destacou ainda a importância fundamental de falar sobre o tema tanto para Administradores quanto para profissionais de outras áreas, diante de uma sociedade cada dia mais dinâmica.

“Tentei empreender no livro um vocabulário e uma proposta que proporcione ao profissional pensar de forma mais estratégica, aliada à sustentabilidade em todas as suas dimensões – política, social, econômica, ambiental e cultural – como condição para lidar com toda essa demanda da contemporaneidade”, concluiu Marujo.

Durante a apresentação, o Administrador falou ainda da gestão dos sistemas humanos e da representatividade do ser humano no desenvolvimento de estratégias:


“Quando buscamos uma visão de sistemas humanos, trazemos toda essa possibilidade do RH e das pessoas estarem protagonizando um processo de desenvolvimento. A área de gestão pessoal é o cerne, a essência para se pensar o desenvolvimento das organizações. Cada vez mais, o departamento de Recursos Humanos vem sendo estratégico como condição capaz de direcionar e redirecionar as organizações independente de seus níveis ou magnitudes”.


O livro “Estratégia Sustentável: uma necessidade na contemporaneidade” é uma publicação da editora Perse e está disponível para venda na internet e ainda pode ser baixado na versão digital gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário