14 de setembro de 2015

50 anos da Administração no Brasil

No dia 9 de setembro de 2015, a Administração brasileira comemorou 50 anos de regulamentação. Para marcar a data, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro promoveu o IX Encontro de Administradores (Encad) do estado, com o tema “Planejamento e Estratégia para um novo tempo: o futuro começa hoje”, abordado pelo professor da Unicamp, Leandro Karnal. O evento teve transmissão ao vivo pela Rádio e pela TV CRA-RJ e contou com a participação de milhares de internautas, que assistiram ao acontecimento.

O responsável por conduzir o IX Encad foi o Adm. Leonardo Fuerth, superintendente do CRA-RJ. Já a abertura foi do Adm. Wagner Siqueira, presidente do Conselho, que falou sobre a necessidade de não se esquecer do passado, mas sempre visualizando as possibilidades do futuro.

IMG_6137
“Nesses 50 anos, nós tivemos muitas conquistas, passamos por muitas derrotas, portanto, é preciso aprender com as frustrações e reafirmar-se com as vitórias. O momento que se mostra agora é diferenciado, um ponto de virada, uma descontinuidade, um novo tempo. Por isso, conclamamos todos à luta, porque o suor e a lágrima têm a mesma consistência, mas o suor é o que transforma a realidade, por meio do trabalho”, enfatizou o Adm. Wagner Siqueira.

Já Leandro Karnal começou sua apresentação destacando que a gestão do país deveria ser feita por Administradores, por se tratar de algo até mesmo lógico.

“Cinquenta anos é uma experiência notável. Do Governo Castelo Branco até o atual Governo, eu refleti e percebi a falta de Administração feita por Administradores na política brasileira. Já tivemos advogados, médicos, engenheiros e até pessoas sem formação específica. Houve experiências de atuações políticas de várias áreas, está na hora de experimentar um Administrador de fato”, disse Karnal.

No que diz respeito à vida profissional e pessoal, Karnal defendeu que não se pode esperar que as coisas mudem da noite para o dia. Antes, é preciso trabalhar duro para fazer acontecer aquilo que se deseja. Cada Administrador deve atuar de maneira que se torne protagonista da própria história em meio às crises que existem e sempre existirão na sociedade.
IMG_6394“Temos decisões que devem ser tomadas hoje, 9 de setembro de 2015, que vão determinar como estaremos daqui a 10 anos. Lamentar, desejar sorte, fazer algo a partir de destino, em geral, é caraça que nos damos à nossa covardia”, disse o historiador, provocando o público a sair da inércia comum em muitas pessoas. Além disso, o palestrante citou 10 ‘assassinos de tempo’ que devem ser combatidos pelos profissionais, a fim de maximizar sua produção e a forma de agir dentro das organizações.

Leandro Karnal ainda citou o ócio criativo como uma importante ferramenta para o crescimento profissional e a tomada de decisões.

Em breve na Rádio CRA-RJ e TV CRA-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário