5 de novembro de 2015

CRA-RJ realiza série de entrevistas com membros do Instituto Brasileiro de Administração Municipal

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro realizou uma série de entrevistas com funcionários do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). Os assuntos abordados foram gestão eficiente de energia elétrica, concursos públicos, políticas ambientais, igualdade de gêneros, logística reversa e inclusão social.
Em todas as entrevistas, os especialistas apresentaram algumas ações objetivas para solucionar várias situações, que podem ser desenvolvidas tanto pelo poder público quanto pela sociedade civil.

A coordenadora de projetos de eficiência energética do Ibam, Luciana Hamada, explicou que os gestores públicos precisam trabalhar a conscientização dos funcionários municipais. Assim, os prédios públicos terão redução considerável de gasto de eletricidade e servirão como exemplo.
Luciana Hamada

“A sociedade também pode contribuir com essa economia por meio de atitudes simples como, por exemplo, apagar a lâmpada quando sair dos cômodos”, disse Hamada.

Quando o tema é acessibilidade e inclusão, a assessora técnica de direito e cidadania do Ibam, Louise Storni, é enfática ao salientar que as prefeituras precisam aplicar as leis que garantem os direitos das pessoas deficientes ou com dificuldade de mobilidade. Mas é preciso engajamento de todos os cidadãos, não só para o acesso físico, mas também intelectual.


Louise“Dentro das empresas, por exemplo, é preciso que haja um trabalho de conscientização dos funcionários para que a inclusão aconteça de fato. Os órgãos públicos precisam desenvolver campanhas que alcancem a todos de fato, com peças adaptadas para surdos-mudos, cegos, entre outras pessoas com necessidades especiais”, destacou Storni.
Todas as entrevistas fazem parte do acervo do CRA-RJ e podem ser conferidas na íntegra por meio da Rádio ou da TV CRA-RJ.



Logotipo Rádio CRA-RJ.fw      TV CRARJ Alternativo Op4.fw 

Nenhum comentário:

Postar um comentário