25 de novembro de 2015

VI Encad de Recursos Humanos abordou perspectivas pro futuro da área

No dia 18 de novembro, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro promoveu, através da Comissão Especial de RH, o VI Encontro de Administradores de Recursos Humanos. O evento contou com cinco palestras e abordou a história e o futuro da área.

IMG_0260
A primeira palestra do evento foi apresentada pelos Administradores Wallace Vieira e Abílio de Freitas. Intitulada “O Big Bang do RH- A Explosão Inicial”, a apresentação tratou sobre o início da gestão de Recursos Humanos e a importância da gestão de pessoas em uma instituição.

Para o atual ouvidor do CRA-RJ, Adm. Abílio de Freitas, o RH já tinha vontade de crescer antes mesmo da regulamentação da profissão. Já o Adm. Wallace Vieira, conselheiro federal suplente pelo CRA-RJ, contou algumas experiências como diretor do setor de RH de empresas e destacou alguns fatos históricos que marcam a história dos Recursos Humanos no Brasil.

Na segunda palestra do dia, a Adm. Lorena Bellora falou sobre “A Evolução do ensino do RH” e com 20 anos de experiência na área, convidou os participantes para uma reflexão:

“O RH são pessoas juntas, montando um quebra-cabeça, uma lâmpada para gerar uma luz de algo novo, um RH inovador”, comentou.

As Administradoras Eleoneide Venâncio e Rosângela Arruda, membros da Comissão Especial de RH do CRA-RJ, apresentaram o painel “O RH nas organizações Públicas e Privadas”. Elioneide destacou que muitas organizações têm o setor de RH com uma visão poética.

“Criou-se esse paradigma de que o RH é um setor que resolve tudo. Mas, esquecem que o RH é feito por pessoas e principalmente que ninguém é perfeito, e começa aí o engano da visão do RH nas organizações.”

IMG_0105
A Adm. Rosângela Arruda abordou a sensibilidade necessária na gestão de pessoas:

“Será que a pessoa que está ali do meu lado ajudando no crescimento da empresa está bem? Se você mostrar que pode dar as mãos para essa pessoa e andar lado a lado com ela, esse funcionário vai conseguir dar os melhores resultados para a empresa”, afirmou.

O painel “Consultoria de RH da Realidade ao Futuro” foi apresentado pelos Administradores Renata Motta e Reinaldo Faissal que abordaram como funciona o mercado de consultoria na área de recursos humanos.

“O Consultor de RH pode atuar em diversas áreas. Pode operar estruturando um departamento de recursos humanos, mapear os processos, dar treinamento, trabalhar no desenvolvimento da área”, explicou Renata.

Faissal complementou falando sobre sua experiência e os desafios que um consultor enfrenta principalmente nos processos seletivos de grandes empresas.

Fechando o evento, o conselheiro de empresas Wanderlei Passarella falou sobre as perspectivas para o futuro do RH:

“Eu vejo com uma dinâmica muito positiva o futuro da área. O profissional que lida com gestão de pessoas vai ter que lidar sempre com esse triunvirato: talentos, liderança e cultura organizacional”.

O evento completo pode ser ouvido ou assistido na Rádio e na TV CRA-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário