23 de junho de 2016

Administração e esporte são destaques em evento realizado no CRA-RJ

Um evento para marcar a trajetória do Basquete carioca foi promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro e realizado na sede da Casa do Administrador, no último sábado (18). O evento “O Avanço do Basquete através da Gestão” reuniu grandes nomes do esporte e da Administração para debater o resgate do basquete carioca.

O Administrador Wagner Siqueira, presidente do CRA-RJ, foi o responsável em abrir o evento. Durante sua palavra, ele comentou a atual situação política e econômica do Estado do Rio de Janeiro, relacionando-a com a educação, além disso, destacou a importância do Basquetebol.

“Esse evento é só o primeiro passo. Nós queremos servir a causa do desenvolvimento do esporte no Brasil, que tem uma história, um presente e terá cada vez mais um futuro”, disse o Administrador.

A gestão do basquete foi trabalhada por meio dos painéis “Estrutura política e modelo de gestão”, “Formação e retenção de talentos”, “Captação de recursos e investimento” e “Mídias: motor para a virada” e partiu de uma iniciativa dos Administradores Miguel Marun, coordenador da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ, e Alexey Carvalho, gestor esportivo e ex-jogador de Basquete pelo Flamengo e Vasco.

Para o vice-presidente da Federação de Basquetebol do Rio de Janeiro, Daniel Riente, o encontro foi o início de um caminho de novas ideias e trocas de informações e defendeu que o foco da Federação carioca será os grupos sub 12 e sub 13.

“A criança é a base de tudo e é ela que queremos atingir. Como federação também temos uma obrigação social e a ideia é fazer com que elas estejam no esporte, que junto com a educação, seria a solução de alguns problemas do Brasil”, disse Riente.
Durante a palestra, o presidente da Federação de Basquete de Minas Gerais citou os três pilares – disseminação, capacitação dos profissionais e evolução técnica – adotados pela federação mineira no treinamento dos atletas e defendeu que esses pilares podem ser inseridos dentro de uma organização, pois são a base de uma boa gestão.
A relação entre o basquete e a gestão foi defendida pelo professor e comentarista do SporTV, Byra Mello que afirmou não ser possível alto nível no esporte, se não houver um trabalho de Gestão caminhando junto. Além disso, para ele quanto mais divulgação e informação do desenvolvimento do esporte, mais adeptos ele vai receber.
Fábio Guedes, professor de Basquete da Escola Americana, considerou que há bons trabalhos sendo feitos em prol do basquete nacional, mas em grupos isolados.
“As federações e confederações precisam fazer o mapeamento de todos que trabalham com o esporte, saber quantos são e como fazem esse trabalho assim interligar todos os agentes envolvidos na disseminação desse esporte”, disse o professor.
Ainda durante o evento, o investimento na educação física dentro das escolas foi reconhecido pelo professor Dante de Rose que disse que dessa forma é possível desenvolver o gosto das crianças pelo esporte. Miguel Ângelo da Luz, ex-técnico da Seleção Brasileira Feminina de Basquete, defendeu o mesmo ponto e afirmou que é na escola que nascem os talentos e que ainda faltam investimentos dos clubes no esporte feminino.
O crescimento do Basquete como produto midiático e maneiras como explorá-lo com o avanço das mídias sociais foi debatido entre os painéis.
“O basquete tem muito espaço para crescer e o contato direto com o público é um canal muito forte. Os clubes estando em contato com os torcedores também é uma oportunidade de atrair patrocinadores e ter um engajamento maior”, disse o designer Robinson Vasconcelos.

Ao fim do evento, o Adm. Alexey Carvalho afirmou que é preciso dar continuidade ao que foi debatido no evento e trabalhar para materializar as propostas discutidas.

“Precisamos elaborar uma carta compromisso a ser enviada para a Federação do Basquete do Rio de Janeiro, para convocar clubes, entidades e organizações que fomentam, praticam e atuam no esporte, para que possam provocar mudanças e assim progredimos com a modalidade”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário