4 de julho de 2016

Especialista fala sobre consumo compulsivo e reação das empresas

O CRA-RJ Entrevista recebeu os Administradores Rafael Guimarães, coordenador do curso de Administração do IBMR, e Miguel Marun, vice-presidente de Educação, Ensino e Pesquisa do Conselho, para falar sobre onomania, uma patologia associada às compras compulsivas.
O Adm. Rafael Guimarães, especialista em comportamento do consumidor, definiu como pontos iniciais para o consumo compulsivo, situações emocionais, influência social, questões hereditárias, além do estímulo do marketing, que ao se tornar atrativo, acaba provocando o consumo.
“Existe uma linha que coloca o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) de um lado e o Transtorno de Controle dos Impulsos de outro lado, e assim como a onomania, outros transtornos estão inseridos nesse contínuo, com componentes de ambos os lados”, falou.
Os Administradores defenderam que o assunto deve ser discutido ainda nas escolas, através da educação financeira, para conscientizar as crianças desde pequenas e assim conseguir reduzir as estatísticas de compradores compulsivos.
Para o especialista, compreender esse tipo de comportamento é o primeiro passo que deve ser tomado, tanto pelos os indivíduos como pelas organizações.
“Precisamos olhar para o ser humano por trás desse transtorno, saber que ele tem suas necessidades e fragilidades. É nosso papel enquanto profissionais e isso ultrapassa o caráter comercial e chega ao ponto humanitário, que é um dos valores que as empresas devem adotar como um dos seus pilares”, disse Guimarães.

A entrevista já está disponível na Rádio do CRA-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário