28 de junho de 2017

Iº Simpósio Governança Pública é realizado no Rio Grande do Sul com participação do CRA-RJ


O Adm. Leocir Dal Pai, vice-presidente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do CRA-RJ, que atualmente está no exercício da presidência do Conselho Fluminense, e o Adm. Wagner Siqueira, presidente do CFA e conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, participaram do Iº Simpósio de Governança Pública, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O encontro foi promovido pelo CRA-RS em parceria com o CFA, nos dias 19 e 20 de junho.
Um dos destaques do evento foi a Audiência Pública para apresentação dos dados do Índice CFA de Governança Municipal (IGM – CFA), realizada com a participação de prefeitos e vereadores gaúchos, membros do Sistema CFA/CRAs, além de profissionais e estudantes de Administração e de outras áreas, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Adm. Wagner Siqueira - presidente do CFA
Para o presidente do CFA, Adm. Wagner Siqueira, o estudo, que apresenta diferentes índices agrupados em categorias fundamentais para a Gestão Pública, traz importantes referências para a tomada de decisão quanto aos investimentos em áreas que necessitam de maior atenção da administração municipal.
“Cada município poderá fazer um trabalho mais objetivo, um seminário, um workshop, aquilo que for mais adequado para descobrir as causas, os efeitos, seus pontos fortes e fracos. Transformar a consciência da defasagem entre aquilo que a gente é e aquilo que a gente deseja ser deve formar a base para o estimulo do processo de mudança. É neste sentido que o Índice nos fornece grandes oportunidades, servindo como um retrato da realidade de cada município’, disse Siqueira.
Já o Adm. Leocir Dal Pai, destacou a objetividade dos dados na escolha das estratégias de gestão para resolução de problemas na gestão municipal.
Adm. Leocir Dal Pai - presidente em exercício do CRA-RJ
“É importante que, por vezes, nós nos afastemos de nossos municípios para vermos o quanto de ineficiência há neles, em diversos aspectos. Esses indicadores nos permitem ter essa visão mais ampla, ao nos afastar das cidades, para analisarmos de forma mais técnica. Não com paixões ou visões políticas, muitas vezes distorcidas, mas com critérios objetivos, por isso a grande importância de tais dados do IGM – CFA”, destacou Dal Pai.
O IGM – CFA é um estudo desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração para avaliar a qualidade da gestão nos municípios brasileiros.
O Simpósio contou ainda com um Workshop sobre Governança Municipal, onde foram detalhados todos os processos de elaboração e desenvolvimento do IGM – CFA, além do Talk Show “Gestão Pública em debate”, que teve a participação de importantes nomes da administração pública no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário