23 de setembro de 2017

VI Encontro de Administração em Saúde reúne especialistas na sede do CRA-RJ

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro promoveu o VI Encontro de Administração em Saúde, na sede da Casa do Administrador, na Tijuca. Com o tema central ‘As Organizações e a Gestão da mudança em Sistemas de Saúde’, o evento reuniu diversos especialistas para debater principalmente sobre gestão, tecnologia, inovação e sustentabilidade aplicadas nos setores públicos e privados da saúde no Brasil.

Organizado pela Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde do CRA-RJ, o encontro teve como primeiro palestrante o Prof. Dr. Leonardo Carâp, coordenador científico do evento, que apresentou o tema ‘O ambiente organizacional complexo’. Durante a apresentação, ele falou sobre a gestão humana, técnica e financeira que influenciam diretamente no funcionamento e nos resultados do setor da saúde.

“Em um ambiente fragmentado em que a Administração está para um lado e a assistência para o outro, onde temos todas as profissões e especialidades trabalhando juntos, tendo que mexer com cada item dentro do desenvolvimento político institucional, organizacional e gestão operacional, a complexidade demanda uma capacidade de controle, de regras e monitoramento com permanente avaliação. Estou falando de medir indicadores, algo que os Administradores sempre destacam. As instituições hoje em dia não gostam de fazer essa mensuração”, afirmou Carâp.

Em seguida, o designer Adriano Caulliraux, especialista em design thinking para serviços de saúde, apresentou o tema ‘Inovação e Design Thinking em Saúde: o paciente no centro da clínica’, explicando como conceitos criativos podem ajudar na criação de ambiente mais humanísticos dentro de hospitais e unidades de saúde.

Já o jornalista Alex Igor Sanghikian, especialista em produtos inovadores do Hospital Israelita Albert Einstein, foi o responsável pelo tema ‘Mudança organizacional e inovação: o que o sistema de saúde deve entregar à sociedade?’. Ele falou sobre a diretoria de inovação criada pelo hospital para buscar ideias que possam se tornar produtos/serviços ligados à saúde.

A Adm. Elizabeth Bastos, vice-presidente de Registro Profissional do CRA-RJ, apresentou o painel síntese ‘Gestão de mudança voltada para resultados administrativos e assistências’. Ela abordou, principalmente, os modelos e processos de liderança dentro das organizações e de que forma este profissional deve atuar na gestão de equipes e do planejamento estratégico.

“Os resultados são compartilhados, alcançados em conjunto. A produtividade é algo importante, mas deve ser pensada de que forma ela foi alcançada. Como eu posso ter uma produtividade maior e com qualidade? O foco não é só a produtividade. A comunicação também é um fator importante. Ela serve para controle, motivação, expressão emocional e informação. As empresas ainda não utilizam a comunicação em sua totalidade”, disse a Administradora.

Após a apresentação do painel síntese, a Adm. Fátima Ribeiro, que atua na Fundação Estadual de Saúde, mediou um debate com alguns dos palestrantes sobre os temas do evento. Também foram sorteados entre exemplares de livros com o foco na saúde e na gestão organizacional.

O VI Encontro de Administração em Saúde do CRA-RJ está disponível na página do Conselho do Facebook. Em breve o evento completo também estará nos sites da CRA-RJ Play e da Rádio CRA-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário